O mercado nacional não dispõe de muitos modelos diesel. Com exceção das picapes, segmento em que quase todas possuem opção com o óleo combustível, nos demais – nesse caso os utilitários esportivos – as opções diesel variam muito. Mas destes, quais são os carros diesel mais econômicos do Brasil?
Antes de falarmos desse ponto, que é o tema desse artigo, é preciso entender que o Brasil não permite que automóveis de passeio sejam movidos por óleo diesel. Mas essa lei, de 1976, libera os veículos listados abaixo sob algumas condições. A primeira é que a capacidade de carga seja igual ou superior a 1.000 kg.
Nesse ponto, o veículo precisa ter ainda sistema de tração nas quatro rodas e uma caixa redutora de velocidade acoplada ao câmbio, ou seja, uma reduzida. O que acontece é que, quando o veículo é classificado como de uso comercial, no caso a picape, ele não precisa ter tração 4×4 ou redução. Assim, podem existir no mercado picapes diesel 4×2, bem como caminhões leves e vans de passageiro ou furgão.
Além disso, todo veículo classificado como “jipe” é dispensado de ter capacidade de carga de 1.000 kg, mas precisa ter tração nas quatro rodas e sistema de redução de marchas. Nesse caso, os utilitários esportivos foram inseridos nessa categoria, que nos anos 70 era representada pelo Jeep Willys e outros do tipo. Hoje estes são conceitualmente Troller T4 e TAC Stark. O Suzuki Jimny até poderia ter motor diesel aqui, se a marca quisesse.
Fonte: noticiasautomotivas.com.br