Após a divulgação de flagras, projeções e teasers, a Toyota finalmente oficializa a estreia do todo-novo Land Cruiser 2022. Considerado um dos SUVs mais emblemáticos da categoria, o modelo muda completamente e se enquadra no que há de mais moderno dentro da marca em termos de mecânica, tecnologia e filosofia estética. Dificilmente virá ao Brasil, mas interessa ao nosso mercado por adiantar novidades que estarão na próxima geração da picape Hilux.
A primeira delas é justamente a plataforma TNGA-F, desenvolvida especificamente para veículos construídos com carroceria sobre chassi. Moderna e adaptável, será usada por diversos outros veículos da marca, incluindo as picapes Hilux, Tundra e Tacoma, bem como os SUVs Sequoia, SW4 e 4Runner. Embora não seja o caso do Land Cruiser, a arquitetura também suporta sistemas eletrificados de propulsão (leia-se versões híbridas).
Legítimo SUV raiz, o Land Cruiser 2022 foi apresentado neste primeiro momento apenas com motores tradicionais. Destaque para o novo 3.5 V6 biturbo a gasolina de 415 cv e 66,3 kgfm de torque, que chega para ocupar o lugar do antigo e beberrão 5.7 V8. Trabalha sempre em conjunto com o câmbio automático de 10 marchas e garante aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos – número respeitável para o peso total do veículo, que agora está 200 kg mais leve.
No visual, a Toyota optou por uma linha evolutiva em relação à geração passada e não promoveu mudanças drásticas. Olhando rápido, muitos podem até confundir com uma reestilização, mas o fato é que o Land Cruiser foi completamente reformulado. As versões mais básicas abusam se elementos cromados, enquanto a aventureira GR tem grade exclusiva, elementos sem pintura e roda com desenho próprio.
As vendas serão iniciadas ainda neste ano em mercados da Ásia e do Oriente Médio, além da Rússia.
Fonte: UOL Motors